sábado, 27 de abril de 2019

Composteira - Como fazer

 Postei no Facebook que tinha feito uma composteira, esta da foto abaixo:
 E muitas pessoas me perguntaram como eu fiz. Decidi então que era hora de reativar o blog. Estava com saudades de escrever e, após um período de mudanças em minha vida, penso que é o momento certo. Mas além de receitas, quero compartilhar dicas de coisas que gosto como jardinagem.
 O que vamos precisar pra fazer a composteira:
 - 02 garrafas pet
 - 01 pedaço de pano ou pedriscos
 - Areia
 - Terra vegetal
 - Restos de frutas (menos cítricos), verduras e legumes

 Como fazer:
 Primeiro fura tampa de uma das garrafas pet com um prego quente. Depois você vai cortar as garrafas assim:

 Não jogue este pedaço pequeno da segunda garrafa, ele será a tampa da composteira. Faça alguns furos nela.
 Feito isso vamos montar a composteira em si. Na garrafa cortada como na segunda foto, você vai colocar o pedaço de pano ou pedriscos (isto vai evitar que a areia escorra pelos furos da tampa). Em seguida coloque a areia (uns 2 centímetros), depois a terra vegetal (uns 3 centimetros) e em seguida os resíduos sólidos.
 Estes resíduos são cascas de frutas, verduras e legumes que geralmente descartamos. E foi exatamente por isso que decidi fazer a composteira. Pra reaproveitar isso e ter biofertilizante e húmus. Você pode picar bem fino ou triturar no liquidificador com um pouco de água (eu prefiro essa opção por que acelera a produção do húmus e é mais prático). E depois você coloca a terra vegetal por cima, uns 3 centimetros.
 Você vai repetir as camadas de resíduos sólidos e terra vegetal até o fim da garrafa. Sendo que a última camada deve ser de terra vegetal.
 Pra cuidar da composteira é extremamente fácil. Basta colocar um pouco de água quando ver que a terra secou. A medida é uma xícara de café com água.
 A outra garrafa pet vai servir como suporte e para armazenar o biofertilizante. Você vai usar este líquido na proporção de uma colher de sopa pra um litro de água. E molhar as plantas uma vez por semana. Sendo que as outras regas devem ser feitas com água apenas.
 Os resíduos sólidos e a terra vão se misturar e virar um húmus de excelente qualidade. Em dois meses o processo se completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário